Bagre-sapo: características, reprodução, alimentação e habitat
Bagre-sapo (Pseudopimelodus mangurus) é um peixe de água doce que pertence a família Pimelodidae e da ordem Siluriformes, conhecido popularmente como manguruyú ou manguruyú preto e bagre.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o bagre-sapo vive principalmente em rios e lagoas da América do Sul, e as vezes pode ser encontrado em várzeas.
Características do peixe bagre-sapo
O bagre-sapo é um peixe de couro de médio porte esta espécie possui a coloração marrom amarelado com manhas preta, ele também possui barbilhões ao redor da boca.
Com relação a boca é grande e acredita-se que sua dieta seja carnívora como outros grandes bagres.
Reprodução do peixe bagre-sapo
Esta espécie se reproduz sexualmente de forma ovípara atinge 10 kg de peso ele se torna maduro, embora continue a crescer em tamanho depois, sua base reprodutiva está na foz dos rios, em solos lamacentos.
Alimentação
Desconhecido, acredita-se que sua dieta seja carnívora como outros grandes bagres, alimentando-se de peixes e invertebrados.
Habitat
Bagre-sapo é um peixe de água doce com clima tropical e subtropical (20°C-24°C) , eles são encontrados na América do Sul, especialmente nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco, bem como em seus afluentes e em lagos.