Badis azul peixe: características, curiosidades, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O badis azul (badis badis) é uma espécie de peixe de água doce da família Badidae da ordem Anabantiformes. Além disso, este é um peixe predador pequeno e que se alimenta de pequenos invertebrados.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, este é um peixe raro encontrar-se no hobby, por esta razão tem pouca procura como peixe de aquário. O dimorfismo sexual deste peixe depende do seu humor, os machos exibi faixas verticais escuras nos flancos e barbatanas azuis, enquanto as fêmeas exibem pouca cor.
Características do peixe badis azul:
O badis azul é um peixe predador pequeno e que se alimenta de pequenos invertebrados. Além disso, este peixe possui a cor marrom claro com algumas manchas azuis e branco. A sua barbatanas são azuis e as bordas dorsal e anal são contornadas por um campo azul claro.
Este é um belo peixe azul escuro conhecido pelos aquaristas há várias décadas.
Reprodução do peixe badis azul:
O badis azul formam pares temporários no período de reprodução, os machos formam territórios e começam a exibir comportamento típico de reprodução com as cores de seu corpo bastante intensificadas.
No entanto, este comportamento pode ser prolongado por vários dias com a fêmea sendo perseguida frequentemente e cortejada inúmeras vezes. Além disso, a desova ocorre na superfície plana e sólida.
Pós desova o macho costuma expulsar a fêmea para cuidar dos ovos até que os alevinos eclodam, que deve ocorrer entre dois a três dias
Alimentação:
O badis azul é um peixe predador e se alimenta de pequenos crustáceos aquáticos, vermes, larvas de insetos e zooplancton.
Curiosidades:
Uma curiosidade sobre este peixe é a sua dimorfismo sexual que se observa nesta espécie é o típico de muitos peixes com cores mais fortes nos machos.
Além disso, os machos exibem faixas verticais escuras nos flancos e barbatanas azuis, enquanto as fêmeas exibem pouca cor.
Vale lembrar também que o marcho desta espécie se torna agressivo no período de reprodução, portanto, se a fêmea não responder, ele tentará afugentá-la, atacando-a. No entanto, se ela estiver pronta para desovar, entrará em seu território permitindo que ele a abrace.
Habitat:
O badis azul habita em riacho raso, de movimento lento com vegetação marginal. Com água turva é um substrato de lama na qual crescem algumas plantas aquáticas.
Onde encontrar o peixe badis azul:
Este peixe é encontrado no norte-nordeste de Calcutá, Bengala Ocidental, Índia em rios, lagoas e em pântanos.
Criação do badis azul em aquário:
Tamanho do aquário:
O aquário para a criação do peixe badis azul precisa ter no mínimo 30 litros para um pequeno grupo desses peixes. Portanto, certifique-se de adicionar muitas cavernas e esconderijos para eles.
Além disso, coloque musgos e outras plantas aquáticas para formar possíveis locais de desova.
Condições da água:
- Temperatura : 18 – 26 ° C
- pH : 6,5 – 8,5
- Dureza : 18 – 268 ppm
Alimentação:
Em aquário dificilmente o badis azul aceita alimentos secos, porém, com alguma paciência a treinamento podem vir a aceitar. Enquanto isso, forneça alimentos vivos como artêmias, Daphnia, entre outros micro vermes.
Dimorfismo Sexual
As fêmeas são menores, menos coloridas, sem pigmentação azul nas nadadeiras, e possuem o corpo visivelmente mais curto, de aparência mais redonda do que os machos.
Por outro lado, os machos maduros desenvolvem nadadeiras dorsais, anais e caudais prolongadas.
O badis azul é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele possui a cor marrom claro com algumas manchas azuis e branco. A sua barbatanas são azuis e as bordas dorsal e anal são contornadas por um campo azul claro.