Bacu pedra peixe: características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
Bacu pedra (Acanthodoras cataphractus) é um peixe de água doce da família Doradidae no Brasil é conhecido por inúmeros nomes como cantadora, roncador, bacu, bacu pedra, botoado, rebeca e vacu.
Além disso, esta espécie é conhecida por emitir som quando movem a sua espinha peitoral, que dura de 100 a 200 milissegundos com uma frequência de 170-250 Hertz.
Esta espécie é distribuído nos estados do Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe bacu pedra
O bacu pedra é um peixe de couro os machos possui barbilhões castanhos e estriados de branco amarelado, enquanto os das fêmeas são monocromáticos.
Reprodução do peixe bacu pedra
O bacu pedra é um peixe Ovíparo, uma vez formado o casal, eles fazem pequenas depressões no substrato onde depositam os ovos.
Além disso, ambos pais cuidam dos ovos até que eclodam, que ocorre entre 4 a 5 dias.
Onde encontrar o peixe bacu pedra
O bacu pedra é encontrado na América do Sul, bacia do rio Amazonas
Criação do peixe bacu pedra em aquário
Tamanho do aquário
O tamanho aquário para a criação do bacu pedra é no mínimo de 80 cm comprimento X 30 cm largura, e o substrato do aquário deverá se preferencialmente fino e macio, além de conter diversos refúgios formado por cavernas onde o peixe poderá repousar.
Parâmetros da água
— pH: 6.0 a 7.4 ;
— Temperatura: 22°C a 28°C;
Comportamento e compatibilidade
Um peixe tímido e muito tímido que, uma vez solto no aquário, raramente é visto. Oferece muitas cavernas e outros esconderijos.
Na natureza, eles geralmente se escondem em moitas de plantas subaquáticas junto com outros doradids e corydoras, é uma boa escolha para um aquário comunitário com peixes de tamanho médio.
Alimentação
O bacu pedra é Detritívoro, e se alimenta principalmente de resíduos orgânicos, ele procura por comida escavando o substrato.
Além disso, ele é ativo à noite, fica escondido nas raízes e plantas subaquáticos durante o dia, em aquário aceitará prontamente qualquer tipo de alimento.