Bacalhau-de-murray: características, habitat, reprodução e alimentação
Bacalhau-de-murray (Maccullochella peelii ) é uma especie de peixe da familia dos Percichthyidae que pertence ao gênero Maccullochella.
O peixe é um dos peixes de água doce de vida mais longa da Austrália, sendo a longevidade uma característica de muitos peixes de água doce na Austrália.
O peixe mais velho viveu até os 48 anos, embora no passado tenham existido exemplares maiores que poderiam ter vivido até 70 anos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do bacalhau-de-murray
Nos riachos, os animais chegam a medir 60 centímetros e pesar de três a quatro quilos. Em corpos d’água maiores, eles crescem de 90 centímetros a um metro e pesam de 35 a 45 quilos.
O maior peixe já medido oficialmente tinha 183 centímetros de altura e pesava 113 quilos, embora haja alegações não confirmadas de espécimes muito maiores. No entanto, devido à pesca desportiva excessiva, o tamanho médio dos peixes diminuiu.
O peixe tem corpo grande, alongado e de corpo largo, com seção transversal redonda, olhos pequenos e mandíbula curta e deprimida. A mandíbula inferior se projeta ligeiramente, especialmente em espécimes mais velhos.
A cor básica do corpo do peixe vai do verde amarelado ao verde escuro com manchas verdes escuras, ocasionalmente marrons ou pretas. Dependendo da clareza da água, sua cor pode mudar significativamente.
Além disso, a cor depende do tamanho corporal do animal. Existem dentes em forma de agulha em sua boca grande. As barbatanas caudais grandes e arredondadas vão do cinza escuro ao preto e têm bordas brancas. O ventre é branco ou creme.
Habitat do bacalhau-de-murray
A espécie é difundida na Bacia Murray-Darling , originalmente em quase todos os cursos de água deste sistema. Bacalhau-de-murray era uma espécie muito comum no passado e um dos peixes maiores nativos da Austrália mais comuns.
Bacalhau-de-murray é uma espécie muito adaptável. Seu habitat varia muito, desde pequenos riachos até rios lentos e muitas vezes lamacentos.
Ao contrário da crença popular, bacalhau-de-murray é encontrada não apenas nas regiões inferiores, mas também nas regiões montanhosas da Bacia Murray-Darling.
Reprodução do bacalhau-de-murray
O bacalhau-de-murray atinge a maturidade sexual entre os quatro e os seis anos de idade, geralmente cinco anos. A maturidade sexual no bacalhau Murray depende da idade.
Portanto, cerca de 70% do bacalhau selvagem do rio Murray, com sua taxa de crescimento mais lenta, atingiu a maturidade sexual em 50 cm de comprimento.
As fêmeas do bacalhau Murray, ao atingirem a maturidade sexual, apresentam contagens de ovos não superiores a 10.000.
Fêmeas de bacalhau Murray muito grandes podem ter contagens de ovos de até 80.000–90.000, embora um espécime recente e muito grande de 33 kg tenha produzido uma contagem de ovos de 110.000 ovos viáveis.
A contagem de ovos em fêmeas de bacalhau Murray de todos os tamanhos é relativamente baixa em comparação com muitas espécies de peixe
Alimentação do bacalhau-de-murray
O bacalhau-de-murray é o predador aquático de ponta nos rios da bacia Murray-Darling, e comerá quase tudo menor do que ele mesmo e qualquer coisa em seu caminho.
Estado de conservação
Hoje restam apenas alguns exemplares; as populações selvagens diminuíram mais de 90% nos últimos 200 anos. Em muitos rios menores, onde o peixe já foi difundido, agora é considerado extinto. O declínio da espécie foi causado por vários fatores.
Ao contrário da crença popular, a sobrepesca desempenhou um papel importante. A espécie foi severamente pescada em excesso por pescadores comerciais na segunda metade do século XIX. Em 1883, mais de 147 toneladas do animal foram levadas ao mercado.
A quantidade real capturada foi provavelmente o dobro. Durante este período , os pescadores desportivos também reduziram bastante os stocks devido a capturas excessivas. Fotografias antigas mostram pescadores recreativos literalmente alinhando dezenas de peixes.
A única maneira de garantir a sobrevivência a longo prazo de Maccullochella peelii é estabelecer populações saudáveis na natureza, em rios saudáveis com drenagem natural.