Água Salgada

Atum albacora: características, curiosidades, reprodução, alimentação e estado de conservação

Por Alan Costa, em 07/08/2022 (atualizado em 05/08/2022)
características do peixe atum albacora

O Atum albacora (Thunnus albacares) é um peixe de agua salgada da família Scombridae, conhecido também por albacora, albacora-da-lage, albacora-cachorra, atum-amarelo, atum-oledê, atum-de-galha-à-ré, rabão e rabo-seco.

atum albacora

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

O Atum albacora possui distribuição natural nas água tropicais e subtropicais de todo o oceano, com restrição do Mediterrâneo, mar Vermelho e mar da China Meridional.

Além disso tem grande importância para a pesca, pois é  comercializado congelado, enlatado, fresco ou defumado; bastante utilizado para a produção de sashimi o que leva a um valor bastante elevado.

A pesca aumentou significante nos meados do século XX até o ano de 2003, quando atingiram 1,5 milhões de toneladas mundialmente; a partir desse ano, as capturas mostram uma tendência decrescente.

Características do peixe atum albacora

características do peixe atum albacora

O Atum albacora é um peixe de grande porte, podendo atingir um peso de 200 kg, e com o crescimento acelerado, possui uma estimativa de vida de 9 anos.

Além disso formam cardumes podendo se juntar com outras espécies, os maiores cardumes são constantemente vistos com os  golfinhos.

Tem a segunda nadadeira dorsal e a caudal bastante grande e amarelas, seu corpo é azul escuro no dorso e graduando para o amarelo a branco na barriga.

Reprodução do peixe atum albacora

O atum albacora desova durante todo o ano, mas o pico de desova acontece durante os meses de verão.

Assim que acontece o acasalamento os peixes soltam os óvulos e espermatozoides na superfície da   água para fertilização externa.

Dessa forma a fêmea pode desovar quase que diariamente, liberando até 10 milhões de ovos por temporada.

No entanto, poucos ovos fertilizados atingem a maturidade, os alevinos recém nascidos são zooplâncton quase que microscópico.

Vale ressaltar que os ovos que não são comidos por outros animais crescem rapidamente e atingem a maturidade dentro de 2 a 3anos. A expectativa de vida de um atum albacora é de 8 anos.

Alimentação e comportamento

Os alevinos de atum albacora são zooplânctons que se alimentam de outros zooplânctons. Assim que vão crescendo os peixes comem a comida sempre que estão disponíveis, apenas nadando mais vagarosamente quando saciados.

Já os adultos se alimentam de outros peixes como lulas e crustáceos. O atum tende a caçar durante o dia pois são guiados pela visão.

O atum albacora pode nadar até 80 km por hora, para que possam capturar presas em movimento rápido.

Dessa forma a velocidade do atum albacora se deve pelo formato de seu corpo, mas principalmente por ter o sangue quente.

Além disso o metabolismo de um atum é tão alto que o peixe deve nadar constantemente para frente com a boca aberta para manter a oxigenação.

Curiosidades sobre o peixe atum albacora 

curiosidades sobre o peixe atum albacora

Vale ressaltar que o atum albacora 0é um peixe migratório que viaja em cardumes. O movimento depende da temperatura da água e da disponibilidade de alimentos.

A principais curiosidades do  atum albacora seria o seu sistema vascular. Pois este sistema aumenta a temperatura do seu corpo e isso significa que ele é endotérmico, o animal consegue controlar a temperatura de seu corpo e faz grandes migrações pelo oceano.

Habitat

O atum albacora vive em praticamente todos os oceanos tropicais e subtropicais, exceto no Mar Mediterrâneo. São ocasionalmente encontrados em águas que variam a temperatura de 59 ° a 88 ° F.

Além de preferir águas profundas do mar acima da termoclina nos 330 pés superiores do mar ele pode mergulhar a profundidades de pelo menos 1 km de profundidade.

Por se um peixe migratório viajam com outros animais de tamanho semelhante, como raias manta , golfinhos, atum gaiado, tubarões-baleia e baleias.

Estado de conservação

A União Internacional para a Conservação da Natureza classificou o atum albacora como “quase ameaçado”, com sua população em baixa.

Dessa forma sobrevivência da espécie é importante para a cadeia alimentar oceânica pois o albacora é um predador de topo.

Como é  impossível medir o número de atum albacora, os pesquisadores registraram quedas significativas no tamanho das capturas que indicam população diminuída.

Vale ressaltar que, o desenvolvimento da pesca varia radicalmente de um lugar para outro, de modo que o peixe não é ameaçado em toda a sua extensão.

A sobrepesca é a principal ameaça à sobrevivência desta espécie, mas existem outros problemas como a poluição plástica nos oceanos, aumento da predação de jovens e diminuição da disponibilidade de presas.

Fotos do peixe  atum albacora

atum albacora
atum albacora
atum albacora

Dicas para pesca do peixe atum albacora

Por seu um peixe ameaçado, é importante verificar se na sua região é permitido a pesca legal deste peixe

Sair da versão mobile