Arraia-uge-manchas-azuis: características, habitat, reprodução e alimentação
Arraia-uge-manchas-azuis ( Taeniura lymma ) é uma especie de peixe marinho da família dos Dasyatidae que pertence ao gênero Taeniura.
De largura, com uma nadadeira peitoral oval e lisa. disco, olhos grandes e salientes e uma cauda relativamente curta e grossa com uma dobra profunda na parte inferior.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Ele pode ser facilmente identificado por seu impressionante padrão de cores de muitas manchas azuis elétricas em um fundo amarelado, com um par de listras azuis na cauda.
Características do arraia-uge-manchas-azuis
As arraias-uge-manchas-azuis atingem um comprimento de corpo de 70 cm . Como acontece com todos os raios , o corpo quase circular em forma de lente é muito achatado.
Eles têm uma cauda em forma de flecha que é tão longa quanto o corpo. Os dois espinhos venenosos estão alojados nesta cauda.
Na parte superior amarelada dos animais estão os pontos azuis homônimos, que se fundem em listras azuis na cauda.
Para camuflagem, os animais são capazes de regular a intensidade das manchas azuis visíveis. A parte inferior também é amarelada, mas com manchas brancas.
Habitat do arraia-uge-manchas-azuis
As arraias-uge-manchas-azuis são habitantes típicos dos recifes de coral. Lá eles preferem fundos de areia macia no planalto arenoso e as cavernas no recife. Eles se enterram na areia para se camuflar.
Os animais também são frequentemente encontrados no topo do recife, onde se aquecem ao sol nas águas rasas. As raias-pintadas-azuis vivem entre a superfície do mar e profundidades de até 40 m .
Reprodução do arraia-uge-manchas-azuis
A reprodução na arraia-uge-manchas-azul ocorre do final da primavera ao verão; o macho segue a fêmea e belisca seu disco, eventualmente mordendo e segurando-a para a cópula.
Há também uma instância documentada de um macho segurando o disco de uma arraia macho menor ( Dasyatis kuhlii ), em um possível caso de identidade equivocada. Machos adultos foram observados se reunindo em águas rasas, o que pode estar relacionado à reprodução.
Como outras arraias, esta espécie é vivípara aplacentária : os embriões são inicialmente sustentados pelo vitelo, que mais tarde no desenvolvimento é suplementado por histotrofo (“leite uterino”, contendo muco , gordura e proteínas ) produzido pela mãe.
O período de gestação é incerto, mas acredita-se que dure entre quatro e doze meses. As fêmeas têm ninhadas de até sete filhotes, cada uma uma versão em miniatura do adulto medindo cerca de 13–14 cm de diâmetro.
Alimentação do arraia-uge-manchas-azuis
Os animais procuram seu alimento, que consiste em moluscos , camarões e minhocas , à noite ou durante a maré alta.
Estado de conservação
As arraias-uge-manchas-azuis são caçadas intensivamente como peixes de alimentação e também para aquarismo . Isso, assim como a perda e degradação dos recifes de coral que servem como seu habitat , significa que sua situação populacional provavelmente se deteriorará.
A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN coloca a raia manchada azul na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas e a classifica como potencialmente ameaçada de extinção ( quase ameaçada ).