Peixe amia (Amia calva) é uma espécie de peixe de água doce da família Amiidae conhecido como peixe alcaraz.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, peixe amia é um predador por excelência e comerá qualquer outro peixe, mesmo os de porte similar ao seu.
Embora apresente um comportamento alimentar muito agressivo, é uma espécie pacífica e pode ser mantida com peixes maiores, embora com risco de ser comido (variável).
Em cativeiro, pode com manutenção adequada viver incrivelmente muitas décadas, deve-se ter cuidado ao manusear, especialmente ao alimentar ou cuidar do aquário, um espécime adulto pode facilmente cortar seu dedo.
Características do peixe amia
O peixe amia apresenta corpo longo e robusto, cabeça cônica, boca grande com maxilar estendendo desde os olhos.
Com relação as mandíbulas apresentam dentes fortes e cônicos, narinas com dois barbilhões curtos, e a sua característica mais distinta é a presença de uma longa nadadeira dorsal, que possui tamanho de aproximadamente 1/3 de seu corpo.
Este peixe possui uma boca grande e extremamente poderosa com os dentes cônicos, bastante afiados, que travam e seguram suas presas, enquanto uma placa gular, localizada em seu maxilar inferior, esmaga e dilacera.
Reprodução do peixe amia
Ovípara. Em seu ambiente natural, eles desovam anualmente, com os peixes reunidos em grande número em águas rasas entre a densa vegetação aquática.
O macho constrói um ninho no substrato (buraco) e a desova ocorre após o macho ter cortejado a fêmea onde liberta os ovos que são simultaneamente fertilizados pelo macho.
Uma curiosidade diz respeito à fêmea Da Enquanto o ninho pode ser visitado por vários machos, não é incomum que um único ninho contenha ovos em diferentes estágios de desenvolvimento.
A grande proporção de homens para mulheres é de três para um, talvez seja por isso que eles têm esse comportamento. Os machos defendem seus ninhos com tanto vigor que atacam qualquer coisa que se aproxime, por menor que seja.
Habitat
O peixe amia habita em áreas pantanosas, lagos e rios com densa vegetação, e também pode habitar água mal oxigenada, incluindo águas estagnadas.
Alimentação
Esta é uma espécie de peixe Carnívoro, e em seu ambiente natural alimenta-se de inúmeros itens incluindo peixes, insetos, crustáceos, sapos, carcaças de outros animais e detritos.
Onde encontrar o peixe amia
O peixe amia é encontrado na América do Norte; no rio São Lourenço, Lago Champlain, drenagens de Quebec e Vermont até drenagem Mississipi em Minnesota.
Criação do peixe amia em aquário
Manutenção em aquário
Aquário com dimensões mínimas de 180 cm x 60 cm x 60 cm (648 litros). A decoração do aquário é indiferente, mas se quiser pode adicionar raízes ou pedras que vão criar locais de refúgio, bem como algumas plantas mais resistentes ou flutuantes que simulem o seu ambiente natural.
Cuidado para que o os peixes podem emergir facilmente para respirações regulares ou você pode se afogar.
Esta espécie priva forçosamente a superfície de oxigênio e pode difundir oxigênio dissolvido em seu sangue através de suas brânquias ou oxigênio do ar através de um saco altamente vascularizado (pseudolung).
Parâmetros da água
• água doce
• pH: 6.0 – 7.6
• Dureza: indiferente
• Clima: temperado; 15°C – 24°C
Alimentação
Em cativeiro o peixe amia dificilmente aceitará alimentos secos, devendo ser fornecido alimentos vivos e filés de peixes, secundariamente poderá fornecer minhocas, camarões, mexilhões, anfíbios, entre outros.