Início » Animais Aquáticos » Água-viva barril: características, habitat e reprodução

Água-viva barril: características, habitat e reprodução

agua-viva barril

Água-viva barril( Rhizostoma pulmo) é uma espécie de cnidário cifozoário da família Rhizostomatidae tambe conhecida como aguamala .

agua-viva barril
agua-viva barril

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

É a maior cifomedusa abundante no Mediterrâneo . Forma grandes enxames e é frequentemente encontrado com peixes dos gêneros Boops , Trachurus e Seriola .

Características da água-viva barril

caracteristicas da agua-viva barril
caracteristicas da agua-viva barril

É a maior cifomedusa abundante no Mediterrâneo, atinge cerca de 60 cm de diâmetro , sendo o máximo registado 100 cm.

A parte superior é a parte mais larga de seu corpo, é esbranquiçado a amarelo ou rosa, com bordas azuis, não possui tentáculos.

Além disso mas oito braços fortes que se unem no topo e formam uma estrutura em forma de couve-flor em sua parte central, falta uma abertura para a boca, sendo substituída por vários orifícios pequenos.

Habitat da água-viva barril

habitat da agua-viva barril
habitat da agua-viva barril

Vive no nível pelágico das camadas marinhas.A sua distribuição concentra-se desde o norte da Europa até ao Mar Mediterrâneo .

É uma espécie comum no Atlântico oriental , no Mar Mediterrâneo (particularmente durante o final do verão e início do outono) e no Mar Negro .

Reprodução da água-viva barril

reproducao da agua-viva barril
reproducao da agua-viva barril

O ciclo de vida da água-viva pulmonar é caracterizado por uma mudança de estilo de vida bentônico para pelágico e reprodução sexuada e assexuada.

As medusas adultas se reproduzem sexualmente liberando seus gametas em águas abertas, resultando na formação de um ovo fertilizado. Isso então se desenvolve na chamada larva planula, que é bicamada (endo e ectoderma) e ciliada.

Toxinas 

agua-viva barril
agua-viva barril

A espécie não causa consequências graves: seus tentáculos normalmente não picam o suficiente para criar sérios perigos para os humanos.

Somente em assuntos particularmente sensíveis, o contato pode causar irritação que desaparece espontaneamente em pouco tempo, mas deixando uma coceira ou dor incômoda.

Na água libera alguma substância pungente ou toxina que causa pequenas escoriações de forte coceira e leve ardência. No entanto, o efeito dessas toxinas só se manifesta a poucos metros da água-viva.

Fotos da água-viva barril

agua-viva barril
agua-viva barril
agua-viva barril
agua-viva barril
agua-viva barril
agua-viva barril

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.