Acará severo peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O acará severo (Heros severus) é uma espécie de peixe de água doce e pertence a familia Cichlidae, conhecido como acará peba.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, este peixe é nativo das bacias do alto Orinoco e do alto Rio Negro na América do Sul.
Ele tem sido confundido com várias outras espécies do gênero, mais recentemente H. liberifer, e esta espécie raramente é encontrada no comércio de aquários.
O acará severo é mais uma opção para quem gosta de peixes que adquirem uma relação mais intensa com seus donos, característica essa que alguns ciclídeos costumam desenvolver com o aquarista que os mantém.
Origem
O acará severo é uma espécie de peixe nativa da América do Sul (Bacia Amazônica).
Características do peixe acará severo
O acará severo possui corpo oval e cumprido lateralmente com formas das nadadeiras típicas dos ciclídeos, dois olhos grandes e boca pequena.
Além disso, ele apresenta oito ou nove faixas pretas verticais que percorrem o corpo, mais acentuadas nos juvenis e quando adultos são mais visíveis na parte inferior, especialmente próximo a nadadeira caudal. e possuem olhos vermelho brilhantes.
Com relação a sua coloração em forma selvagem é bastante variável, normalmente esverdeado a turquesa.
Reprodução do peixe acará severo
A reprodução desta espécie não é muito difícil, a parte mais complicada é a formação do casal, o macho costuma ter a nadadeira dorsal mais longa e termina bem afilada, além de ser maior que a fêmea que possui o final da nadadeira dorsal mais arredondado.
Os machos desta espécie desenvolvem um galo na cabeça, mas isso está relacionado à maturidade sexual e a posição hierarquica do peixe no aquário.
Além disso, o casal escolhe o local da postura dos ovos, normalmente uma superfície lisa, a fêmea deposita os ovos e o macho os fertiliza logo em seguida.
Os casais de acarás severos cuidam dos ovos e depois dos filhotes, outros acabam devorando-os, caso esse comportamento se repita mais de uma vez retire a fêmea após a desova, sendo que às vezes é necessário até retirar os dois de perto da prole.
Alimentação
Na natureza, o acará severo se alimenta de plantas, pequenos peixes e invertebrados.
Habitat
Habita na bacia do rio Orinoco, no sistema de afluentes e pântanos do alto Orinoco e no rio Negro.
Onde encontrar o peixe acará severo
O peixe acará severo é originário da bacia amazônica, e pode ser encontrado na Colômbia, Venezuela, Guiana, Brasil e em sua localização mais ao sul, habita o rio San Martín, nas proximidades da cidade de Bella Vista na Bolívia.
Criação do peixe acará severo em aquário
Aquário mínimo
O aquário mínimo recomendado para esta espécie é de 200 litros.
Parâmetros da água
• água doce;
• pH: 5.5 – 7.4;
• Dureza: 1 – 8;
• Clima: tropical; 24°C – 32°C;
Comportamento
O peixe acará severo pode ser agressivo com outros da mesma espécie ou ciclídeos de porte parecido, porém se o aquário tiver bastante espaço a convivência é possível sem grandes problemas.
Além disso, esta espécie se tratar de uma espécie onívora, deve receber alimentos tanto de origem animal, como vegetal, pode mordiscar algumas plantas, por isso é indicado optar pelas de folhas mais resistentes como Echinodorus, Anubias e Microsorum.
Alimentação
Em aquário esta espécie se alimenta de alimentos secos e vivos, mas deve-se ministrar alimentos vegetais (rações, ervilhas, espinafre, spirulina) regularmente.
Reprodução do peixe acará severo em aquário
Os peixes acarás severos podem se tornar muito agressivos e territoriais durante o acasalamento.
O par põe várias centenas de ovos em uma superfície horizontal em vez de vertical, isso geralmente acontece em um pedaço plano e flutuante de O peixe acará severo
Severum são espalhadores de boca, então eles carregam seus filhotes em suas bocas, ao contrário de Heros Efasciatus, que carrega seus filhotes por aí.
Apesar de tudo, ambos são pais muito bons e vão criar muito bem seus filhotes, comendo os filhotes mortos e oxigenando os demais.