Acará paranaense peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário
O acará paranaense (Cichlasoma paranaense) é um peixe de água doce que pertence a família Cichlidae, conhcedico também como Cará.
Além disso, esta espécie é nativa da bacia do rio Paraná, na América do Sul, encontrada em vários países da região, incluindo Argentina, Brasil e Paraguai.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O acará paranaense esta ameaçado devido à perda de habitat e à pesca excessiva, a espécie é considerado uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Por outro lado, conservação desta espécie é importante para a manutenção da biodiversidade na região do rio Paraná.
Origem
O acará paranaense é uma espécie nativa da América do Sul, Bacia do rio Paraná.
Características do peixe acará paranaense
O acará paranaense é um peixe relativamente pequena, mede cerca de 10-12 centímetros de comprimento e possui um corpo verde-amarelo com pintas e listras horizontais azuis, além de uma mancha preta distintiva na base da cauda.
Além disso, esta é uma espécie popular em aquários devido à sua coloração marcante e comportamento ativo.
Habitat
Esta espécie habita em águas paradas ou de fluxo lento, como lagos, lagoas e pântanos.
Alimentação
O acará paranaense é um peixe onívoro, e na natureza se alimenta de uma variedade de pequenos organismos, incluindo insetos, crustáceos e matéria vegetal.
Onde encontrar o peixe acará paranaense
O acará paranaense é encontrado na bacia do alto do Paraná, na América do Sul, encontrada em vários países da região, incluindo Argentina, Brasil e Paraguai.
Criação do peixe acará paranaense em aquário
Aquário mínimo
O aquário mínimo para criação desta espécie deve ser de 80 cm X 30 cm X 40 cm (96 L). Além disso, o aquário deve ter bastante plantas e troncos desejável, substrato preferencialmente macio e arenoso.
Parâmetros da água
– Temperatura: 22°C a 28°C
– pH: 6.0 a 7.0
Comportamento
Espécie possuo o comportamento moderado, e pode ser mantido com peixes de mesmo porte, pois peixes pequenos podem ser comidos.
Alimentação
Onívoro, e no aquário o acará paranaense aceitará prontamente alimento secos e vivos.
Reprodução do peixe acará paranaense em aquário
O acará paranaense é ovíparo, eles depositam os ovos em substratos, plantas ou pedras, esses ovos eclodem cerca de 60 horas após a postura e os pais cuidam da progênie.