O acará disco (Symphysodon aequifasciatus) é um peixe de água doce conhecido também como Acara discus este peixe pertence a família ciclídeos americanos.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilho peixe.
Além disso, este peixe esta distribuído nos rios da Bacia Amazônica.
O acará disco é uma espécie de peixe ornamental e extremamente pacífica, sendo adequada para criação com peixes com mesmo temperamento.
Entretanto ele é bastante exigente em relação à qualidade da água, de modo que nem sempre pode ser mantido em aquários com várias espécies diferentes.
Origem acará disco:
O peixe acará disco é nativo da Amazônia, mas só pode ser encontrado em alguns países da América do Sul.
Além disso, esta espécie encontra-se distribuído na parte oriental da Amazônia, principalmente nos rios Nhamundá, Branco, rio Negro, Purus, Abacaxis e Trombetas.
Características do peixe acará disco:
O peixe acará disco é um peixe de escamas e pode alcançar ate 15 centímetros de comprimento.
Além disso, ele apresenta o corpo achatado e barbatanas longas, dando a forma de disco a seu corpo e a sua boca é protátil, com lábios bastante grossos.
No entanto, o macho da espécie é mais colorido que a fêmea e as suas cores podem variar entre o vermelho, o azul, o branco, o amarelo, ou ainda o verde ou o castanho.
Além disso, ele também apresenta estrias azuladas pelo corpo, além de faixas transversais.
Reprodução do acará disco:
O peixe acará disco é uma espécie que não realiza migrações reprodutivas.
Além disso, a fêmea desova mais de uma vez por ano, depositando cerca de 1.500 ovos, em folhas ou pedras, para evitar o ataque de predadores. Depois da desova o casal cuida da prole.
Alimentação:
Este peixe é omnívoro, e se alimenta de crustáceos de porte pequeno, outros peixes, insetos, folhas e frutos.
Curiosidades:
Uma das curiosidades interessante sobre este peixe seria o seu comportamento extremamente pacífico.
Além disso, os peixes podem ser criados com outras espécies que tenham o mesmo temperamento.
Por esta razão que esta espécie é querida no cultivo em aquário.
No entanto, é importante mencionar que o acará disco não pode ser criado com espécies vorazes e agressivas porque ele pode ser agredido e intimidado.
Pois em consequência, o peixe para de comer e pode chegar a morrer.
Por outro lado, outra curiosidade sobre este peixe é a sua sensibilidade, pois infelizmente ele pode sofrer com infecções causadas por parasitoses, bacterioses, ectoparasitas, viroses e micoses.
Habitat:
O acará disco habita lagos, lagoas e rios com águas calmas, rasas e cristalinas.
Onde encontrar o peixe acará disco:
Este peixe pode ser encontrado na Bacia Amazónica no Brasil, Peru e Colômbia
Criação do peixe acará disco em aquário:
Tamanho do aquário:
O tamanho mínimo do aquário recomendado para seis peixes é de 250 litros.
Filtragem:
Além disso, o sistema de filtragem que vai manter a água sem amônia, nitrito, matéria orgânica e agradável aos olhos e que vai precisar de uma atenção especial nos casos de aquários de água muito ácida.
No entanto, existem diversos sistemas de filtragem para um aquário de discos, sendo os mais indicados o canister, o sump ou o dry wet (caso não seja plantado).
Alimentação:
A alimentação do peixe acará disco deve ser feita com o uso de uma ração de boa qualidade para a saúde e bem-estar dos peixes, além de manter a qualidade da água.
Além disso, indicamos as rações Sera Discus Granulat, A Tropical Discus Gran, a Novobits da JBL.
No entanto, Você pode alimentar seus peixes de uma a três vezes ao dia, mas a quantidade de ração total diária não deve mudar.
Já em relação a quantidade de ração diária indicada é aquela que você alimenta os discos uma única vez ao dia até eles se satisfazerem completamente.
Iluminação:
Esta espécie de peixe não gosta de luz intensa pois ele estressam facilmente quando expostos a uma alta taxa de iluminação.
Além disso, é importante manter cuidados especiais principalmente relacionados à iluminação que precisam ser levados em conta na hora da montagem, principalmente quando se pretende ter um aquário plantado.
Vale mencionar que na natureza, os discos selvagens habitam preferencialmente locais onde há densa vegetação bloqueando a luz direta ou embaixo de troncos, fazendo com que chegue a eles apenas luz indireta.
O acará disco é um peixe muito popular no brasil e no mundo, como mencionamos ele é um peixe ornamental de aquário popular.
É um peixe que possui o corpo achatado e barbatanas longas, dando a forma de disco a seu corpo e a sua boca é protátil, com lábios bastante grossos.
No entanto, o macho da espécie é mais colorido que a fêmea e as suas cores podem variar entre o vermelho, o azul, o branco, o amarelo, ou ainda o verde ou o castanho.