Ituí cavalo (Apteronotus albifrons) é um peixe de água doce da família Apteronotidae conhecido também como peixe fantasma-negro, itoui cavalo e faca negro.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, o ituí cavalo é um peixe tropical nativo da Bacia Amazônica na América do Sul, no rio Paraná através do Peru, Venezuela e Paraguai.
Características do peixe ituí cavalo
O ituí cavalo é um peixe de coloração preto, exceto por dois anéis brancos na cauda, e uma mancha branca na cabeça, que pode se estender até as costas.
Esta espécie se move principalmente ondulando uma longa nadadeira ventral, ele possui hábitos noturnos e são dotados de uma leve corrente elétrica.
Por serem cegos (os olhos são cobertos por pele), eles usam um órgão elétrico e receptores por todo o corpo para localizar presas em potencial.
Eles tendem a nadar eretos, com a cauda abaixada e de maneira um tanto desorganizada. Junto com o peixe-elefante, eles são os peixes eletrossensíveis mais bem estudados.
Embora seja parente próximo do Poraquê, seu campo elétrico não representa uma ameaça como este último.
Eles são comumente vendidos como juvenis e muitos aquaristas não têm ideia do tamanho que a espécie pode atingir ou informações sobre como mantê-los. São peixes que requerem alguma experiência por parte do aquarista para viverem bem por anos.
Reprodução do peixe ituí cavalo
O ituí cavalo é uma espécie Ovíparo e a sua reprodução em cativeiro é desconhecida.
Alimentação
Esta espécie de peixe se alimenta de pequenos crustáceos, vermes, insetos e pequenos peixes.
Habitat
O ituí cavalo ocorre em águas rápidas de riachos com fundo arenoso.
Fotos do peixe ituí cavalo
Onde encontrar o peixe ituí cavalo
O peixe ituí cavalo pode ser encontrado na América do Sul; desde a Venezuela até o Paraguai, incluindo a Bacia do Paraná, Paraguai, Araguaia e Amazônica.