Peixe elefante (Gnathonemus petersii) é um peixe de água doce da família Mormyridae, espécie amplamente distribuída no continente africano, encontrada em áreas escuras sob vegetação densa em rios de fluxo lento.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Possui formato incomum com corpo alongado, boca pequena e redonda localizada acima da mandíbula inferior. Sua mandíbula inferior é longa e em forma de tromba de elefante, daí o nome comum.
Sua coloração é geralmente cinza escuro a marrom com duas listras branco-amareladas correndo verticalmente entre as nadadeiras dorsal e anal.
Origem
O peixe elefante é nativo da África, Niger até bacia do rio Congo.
Características do peixe elefante
O peixe elefante produz um campo elétrico fraco usando um tecido muscular localizado em sua cauda, possui também eletro-receptores que permitem receber sinais elétricos.
Isso permite que o peixe perceba o menor movimento ao seu redor e nade na escuridão total, uma habilidade extremamente útil para um peixe com visão deficiente.
Essa adaptação também é usada para se comunicar, encontrar parceiros, caçar ou evitar predadores.
Além disso, a sua coloração é marrom acinzentada, mas de tonalidade escura, quase preta, a borda das barbatanas é esbranquiçada e na sua tonalidade corporal possui faixas brancas em forma de parêntesis na altura das barbatanas caudal e anal.
Reprodução do peixe elefante
Ovípara. Sua reprodução em cativeiro é desconhecida, eles usam impulsos elétricos para detectar membros do sexo oposto.
Um estudo científico sugere que, quando mantidos dentro de um aquário, eles são incapazes de distinguir o que está inibindo sua reprodução.
Alimentação
O peixe elefante tem uma alimentação carnívora, e se alimenta de pequenos peixes, larvas, bloodworms, minhocas e artêmias.
Habitat
Os peixes elefantes habita nos rios da parte central e ocidental do continente africano, os rios Níger, Ogun e Chari.
Ele está acostumado a viver na camada inferior de corpos d’água lamacentos e lentos entre arbustos densos de plantas aquáticas.
Comportamento do peixe-elefante
São peixes agressivos com coespecíficos, não se pode ter mais de um espécime por aquário, mas se dão bem com peixes de outras espécies, são peixes noturnos, precisam de cavernas.