Lagosta-de-moçambique (Palinurus delagoae) é um crustáceo da agua salgada do género de lagostas pertencentes à família Palinuridae.
Essa espécie de crustáceo tem o tamanho máximo de 35 cm, é encontrada mais na costa leste da África e no sudeste de Madagascar.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso crustáceo.
A lagosta-de-moçambique e uma espécie gregária, realizando migrações periódicas. São animais que podem ser vistos em grupos de vários indivíduos.
Características da lagosta-de-moçambique
A lagosta moçambicana é predominante na costa oeste, mas também pode ser encontrada no Mediterrâneo ocidental, tem o tamanho máximo de 35 com uns 4 kg de peso.
É um exemplar que, tal como a lagosta verde, está em vias de extinção devido à pesca indiscriminada.
Reprodução da lagosta-de-moçambique
Após o acasalamento da espécie a fêmea gera até 100.000 ovos, que ficam presos na parte inferior de seu abdômen.
Os ovos nascem larvas, que vivem livremente e são levadas pelas correntes.
Alimentação
A lagosta-de-moçambique alimenta-se de pequenos vermes, caranguejos e animais mortos, ocultando-se nas fendas das rochas quando amanhece.
Habitat
Essa espécie habita costa leste da África e o sudeste de Madagascar, enquanto que próximo do continente africano ela é mais comum em substratos barrentos ou arenosos, em Madagascar, a lagosa-de-moçambique é mais encontrada em substratos rochosos.
Pesca predatória com risco de extinção
A lagosta-de-moçambique sofre é com a pesca indiscriminada, o que faz com que vários países (como o Brasil) adotem leis ambientais que visem proibir a pesca desses e de outros crustáceos na época de reprodução das espécies.