Início » Peixes » Peixes ornamentais » Tetra pristela ouro peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

Tetra pristela ouro peixe: origem, características, reprodução, alimentação, habitat e criação em aquário

criacao do peixe tetra pristela ouro em aquario

O tetra pristela ouro (Pristella maxillaris ) é um peixe de água doce da ordem Characiformes e família Characidae conhecido como tetra pristela  e no inglês de  X-ray tetra.

tetra pristela ouro
tetra pristela ouro

Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.

O tetra pristela ouro é um peixe de cardume,  porém não deve ser mantido em grupos com menos de 5 indivíduos. Isso porque quanto maior o cardume, mais natural o seu comportamento.

As disputas por território ou fêmeas são maravilhosas de assistir, os machos (geralmente os maiores entre eles) se encaram e mostram suas nadadeiras e cores no maior esplendor possível. São lindos peixes para aquários de plantas e temáticos.

Origem

O tetra pristela ouro é um peixe nativo da América do Sul / Águas costeiras da Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e região norte do Brasil.

Características do peixe tetra pristela ouro

características do peixe tetra pristela ouro
características do peixe tetra pristela ouro

O tetra pristela ouro apresenta um ponto umeral redondo e pequeno no corpo, mais ou menos do tamanho da pupila.

Além disso, a mancha preta da nadadeira dorsal é revestida de branco e sublinhada com amarelo, os padrões de cor das nadadeiras pélvica e anal são simétricos, a nadadeira adiposa é hialina.

Este é um dos peixes mais populares no aquarismo devido sua resistência, sendo ideal para aquaristas iniciante, valor baixo e cores chamativas.

Reprodução do peixe tetra pristela ouro

Eles são ovíparos e são considerados propagadores livres, pois a fêmea libera seus ovos na água e o macho nada e os fertiliza.

Os ovos eclodem em poucas horas se mantidos em uma temperatura mais alta, e dois ou três dias após a eclosão os alevinos terão consumido o conteúdo do saco vitelino e começarão a nadar.

O cuidado parental não existe entre os peixes desta espécie, a partir do momento em que os filhotes nadam livremente, podem ser fornecidas rações especiais para peixes juvenis de postura e alimentos vivos como infusórios, microvermes, artêmias, etc.

Habitat

tetra pristela ouro
tetra pristela ouro

O tetra pristela ouro habita em riachos e afluentes de águas claras, quando as chuvas chegam, ele se move para áreas inundadas onde desova entre a vegetação submersa.

Alimentação

O tetra pristela ouro se alimenta de pequenos vermes, crustáceos e insetos.

Onde encontrar o peixe tetra pristela ouro

O tetra pristela ouro pode ser encontrado na bacia dos rios Amazonas e Orinoco, além de águas costeiras da Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e norte do Brasil.

Por outro lado, no Brasil pode ser encontrado no estado do Pará.

Criação do peixe tetra pristela ouro em aquário

criacao do peixe tetra pristela ouro em aquario
criacao do peixe tetra pristela ouro em aquario

Tamanho do aquário

O tamanho mínimo do aquário é de 60 cm (comprimento) X 30 cm (largura) desejável.

Para decoração, adicione bastante plantas formando áreas sombreadas, pois mostram-se mais coloridos e ativos quando mantidos em aquário densamente plantado, também pode-se adicionar raízes e folhas secas (opcional) como decoração.

Parâmetros da água

– Dureza: 2 a 20
– pH: 6.0 a 7.6
– Temperatura: 22°C a 28°C

Comportamento / Compatibilidade

criacao do peixe tetra pristela ouro
criacao do peixe tetra pristela ouro

É uma espécie pacífica e sociável que forma uma hierarquia livre, com machos rivais disputando constantemente a atenção feminina e a posição hierárquica dentro do bando.

Eles são muito ativos e tímidos, é importante manter pelo menos 10 espécimes em uma escola para permitir que mostrem seu comportamento natural e cores mais fortes.

Alimentação

Em aquário o tetra pristela ouro aceitará prontamente alimentos secos e vivos.

Reprodução em aquário

Ovíparo, o macho conduzirá a fêmea para liberar os ovos, que serão fertilizados e a maioria deles acabará no fundo do substrato ou aglomerado de plantas.

Eles eclodem em até dois dias e as larvas nadam livremente em até 48 horas.

Os pais não demonstram cuidado parental. A reprodução é fácil de realizar, 300-400 ovos são obtidos por desova.

Ovos e filhotes são muito sensíveis à luz, então um aquário com muitas plantas flutuantes é necessário para diminuir a luz.

Recomenda-se usar um filtro interno de espuma ou adicionar Perlon ao aquário Entrada de água do filtro externo para evitar a sucção dos filhotes em aquários de reprodução.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.