Peixe-leopardo (Ctenopoma acutirostre) é uma especie de peixe de água doce da familia dos Anabantidae que pertence o gênero Ctenopoma.
No aquário, o peixe-leopardo é frequentemente visto como um excêntrico resistente que cabe em alguns tanques comunitários , mas deve-se tomar uma consideração cuidadosa, pois é um tanto agressivo.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características do peixe-leopardo
As manchas escuras sobre fundo claro são típicas deste peixe. A disposição das manchas é individual para cada animal. Outra característica desses animais são os grandes olhos castanhos, que indicam que esses animais são noturnos.
A boca desses peixes pode saltar na velocidade da luz, criando uma pressão negativa que puxa a presa que nada para dentro de sua boca.
É bastante difícil distinguir os dois sexos, mas os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas e os raios da barbatana dorsal são mais poderosos. As fêmeas são menores e têm menos manchas no corpo.
Habitat do peixe-leopardo
O peixe-leopardo é endémico da bacia do rio Congo, na África Central , e adaptou-se para se adaptar a muitos biótopos diferentes neste sistema, desde riachos de fluxo rápido até lagoas estagnadas.
Reprodução em aquário
A fêmea põe de 400 a 1000 ovos. A incubação dos ovos dura cerca de 1,5 dias. Depois disso, as larvas aparecem e começam a nadar por volta do quarto dia. A temperatura confortável da água no tanque de desova é de 27°C.
Para se reproduzir com Ctenopus, você precisa criar condições ideais no aquário de desova. O fato é que eles espalham ovos por todo o aquário se de repente não gostarem de alguma coisa.
Mas, se você colocá-los em uma área de desova aconchegante, calma e semi-escura, eles não espalham os ovos, mas fazem um ninho de espuma, e o macho cuida dos ovos. Mas qualquer preocupação faz com que o ninho se abra e os cuidados cessem.
Alimentação do peixe-leopardo
Na natureza, os peixes-leopardo comem qualquer peixe ou inseto que encontrem, pequeno o suficiente para caber em sua boca.
Peixe-leopardo em cativeiro
No aquário, o peixe-leopardo é frequentemente visto como um excêntrico resistente que cabe em alguns tanques comunitários , mas deve-se tomar uma consideração cuidadosa, pois é um tanto agressivo.
O peixe-leopardo na natureza é um predador, por isso pega peixes pequenos até o tamanho geral de uma fêmea adulta de guppy ; qualquer coisa maior do que isso será na maior parte ignorada.
Geralmente não é uma boa ideia misturar este peixe com ciclídeos grandes e agressivos , pois eles podem ferir o peixe-leopardo ou competir com ele por comida.