O apisto panduro (apistogramma panduro) é um peixe de água doce da família Cichlidae, encontrado na América do Sul, no Rio Amazonas.
Este é um peixe pacifico, porem que pode se tornar territorial quando está em época de reprodução. Ele vive de 5 a 10 anos, e o ideal é manter em pares a espécie no aquário.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Além disso, este é um peixe considerado de fácil criação, que irá necessitar que o aquarista esteja atento a qualidade da água e também na alimentação correta.
Características do peixe Apisto panduro
O apisto panduro possui aproximadamente 5 cm de comprimento, com os machos apresentando cores em azul prateado em toda a extensão de seu corpo, com escamas delineadas com base em cor carvão.
Além disso, sua cabeça tem cor marrom clara e ele apresenta lábios grossos, já as fêmeas da espécie possuem cores mais chamativas que os machos em sua época de reprodução e apresentam áreas pretas distintas em seus corpos.
No dimorfismo sexual, os machos são maiores e mais coloridos que as fêmeas e também apresentam nadadeiras dorsal e anal mais pontiagudas e alongadas.
Habitat
Na natureza o apisto panduro é encontrado habitando em rios de água doce de fluxo lento e também em escuros riachos com uma densa vegetação em seu fundo.
Alimentação
Este é um peixe onívoro, que se alimenta de algas, pequenos crutáceos, larvas, insetos, pequenos vermes, alimentados vivos e secos como tubifex, dáfnias e rações de boa qualidade.
Onde encontrar o peixe Apisto panduro
O apisto panduro é endêmico da América do Sul, encontrado no Rio Amazonas e no Peru.