Aramaçã (Trinectes maculatus) é um pequeno peixe chato que pertence a família dos aquirídeos, que aparece ao longo da costa de partes da América do Norte.
O aramaçã é um peixe que prefere água salobra, ele é bastante abundante em muitas baías e estuários da Carolina do Norte, além disso, há outra espécie similar que aparece na Carolina do Sul.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Este peixe é encontrado no rio Maués Açu, no estado do Amazonas, Brasil, e nestes locais, há uma lenda diz que, ao arremedar a Nossa Senhora fazendo uma boca torta, ela lhe teria admoestado e dito que sua boca nunca mais se endireitaria, e, por isso, sua boca é torta.
Características do peixe aramaçã
O aramaçã é um peixe chato de pequeno porte e geralmente a cor marrom e as vezes em todo o corpo têm manchas e listras finas, que pode ser clara ou mais escura que a cor principal do corpo.
As barbatanas e a cauda deste peixe têm franjas que podem ajudar a esconder o peixe de sua presa.
Alimentação
Esta espécie de peixe se alimentam principalmente de pequenos insetos e invertebrados aquáticos.
Habitat
O aramaçã habita em água salobra e são abundantes em muitas baías e estuários ao norte das Carolinas.
Onde encontrar o peixe aramaçã
O aramaçã encontrado ao longo das costas do Atlântico e do Golfo da América do Norte e do Sul, variando de Massachusetts à Venezuela.
Fotos do aramaçã
Aquário para aramaçã
Os aramaçãs ás vezes, são vendidos em lojas de aquários e geralmente são vendidos como linguado de água doce, porém isso não é correto.
Várias espécies de linguado de água doce vivem no sudeste da Ásia e na América do Sul, mas acredita-se que aramaçã seja uma espécie de estuários e lodos costeiros.
Além disso, alguns aquaristas mantêm esta espécie em água doce, mas não vivem sem sal.