Tubarão-tigre-de-areia (Odontaspis ferox) é uma espécie de tubarão de água salgada da família Odontaspididae, conhecido popularmente de tigre de areia de dente pequeno, tubarão areia ou dente irregular de cauda irregular.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
Além disso, esta é uma espécie rara é muitas vezes confundida com o muito mais comum tubarão-lixa-cinzento, do qual se distingue pela sua primeira barbatana dorsal.
Características do tubarão-tigre-de-areia
O tubarão-tigre-de-areia tem um corpo volumoso com um focinho longo, bulboso e ligeiramente achatado, os olhos são de tamanho médio, com pupilas grandes e redondas (em oposição ao tubarão-lixa cinza) e não possuem membranas nictitantes.
Além disso, a boca deste tubarão é grande e cheia de dentes salientes, e cada dente tem uma cúspide central alta e estreita flanqueada por dois ou três pares de cúspides laterais.
O tubarão-tigre-de-areia tem cerca de 48 a 56 fileiras de dentes estão na mandíbula superior e 36 a 46 fileiras de dentes estão na mandíbula inferior, os grandes dentes frontais na mandíbula superior são separados dos dentes laterais por dois a cinco dentes intermediários.
Alimentação
A alimentação do tubarão-tigre-de-areia consiste em peixes ósseos que vivem no fundo, como peixes-pedra, invertebrados como lulas, camarões e possivelmente isópodes marinhos e peixes cartilaginosos, incluindo raias e quimeras.
Habitat
O tubarão-tigre-de-areia é encontrado em águas temperadas tropicais e quentes, e geralmente habitam habitats rochosos de águas profundas, embora sejam ocasionalmente encontrados em águas rasas e são conhecidos por retornar ao mesmo local ano após ano.
Fotos do tubarão-tigre-de-areia
Onde encontrar o tubarão-tigre-de-areia
O tubarão-tigre-de-areia pode ser encontrado no Oceano Atlântico oriental, o Golfo da Biscaia até Marrocos, incluindo o Mar Mediterrâneo, os Açores e as Ilhas Canárias.