Cação-espinho (Squalus acanthias) é uma espécie de tubarão pequeno de água salgada que pertence a família Squalidae, o cação-espinho é uma das mais abundantes, sendo altamente migratória e capaz de migrar tanto vertical quanto horizontalmente.
Além disso, esse tubarão também suportam águas de 5º a 17ºC e podem habitar baías e estuários, principalmente em períodos reprodutivos, estando presente nos mais diversos habitats.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
Características do cação-espinho
O cação-espinho tem o corpo esguio, cabeça estreita e focinho moderadamente longo, ele possue espinhos expostos (bases expostas da espinha dorsal) na base das nadadeiras dorsais.
A espécie apresenta uma coloração cinza azulada cheia de manchas brancas no dorso e na lateral do corpo, o ventre é de coloração mais esbranquiçada, e fora o ser humano, que consome sua carne e utiliza seu couro, seus predadores incluem outros tubarões maiores, focas, orcas e peixes ósseos como o Marlim.
Alimentação
O cação-espinho se alimenta de peixes, crustáceos, algas, caranguejos, lulas, camarões, poliquetas e anêmonas.
Habitat
O cação-espinho habita em águas tropicais e boreais, pode ser encontrado desde a zona entre marés, aquela que fica exposta somente na maré baixa, até profundidades de 900 m.
Além disso, geralmente o cação-espinho prefere região rochosa, ficando próximos do substrato a maior parte do tempo.
Comportamento do cação-espinho
O cação-espinho são sociais e pode formar grandes cardumes de centenas a milhares de tubarões, geralmente compostos inteiramente do mesmo tamanho ou sexo.
Além disso, esses animais são oportunistas que se alimentam desde peixes, anfípodes (um grupo de crustáceos), algas, caranguejos, lulas, camarões, poliquetas e anêmonas.
Fotos do cação-espinho
Onde encontrar o cação-espinho
O Cação-espinho é encontrado em todo o litoral do Rio Grande do Sul, no Atlântico Ocidental, Gronelândia à Argentina. Atlântico Leste, Islândia e Costa de Murmansk (Rússia) até a África do Sul, incluindo o Mediterrâneo e o Mar Negro.