Cação-bagre (Cirrhigaleus asper ) é um tubarão de água salgada que pertence a família Squalidae, conhecido como galhudo ou galhudo-malhado.
Além disso, este pequeno tubarão de profundidade que pode alcançar 1,25 metros de comprimento, com corpo estilizado com espinhos venenosos muito afilados nas barbatanas dorsais.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O cação-bagre vive em águas rasas e mais longe da costa na maior parte do mundo, especialmente em águas temperadas.
Características do cação-bagre
O cação-bagre tem cerca de 120 cm de comprimento, possui focinho arredondado, apresentam um espinho na margem anterior de cada nadadeira dorsal.
Em relação a sua coloração é cinza-escura ou marrom no dorso, com ventre mais claro e bordas das nadadeiras brancas, já os filhotes nascem marrons com a pele bastante áspera.
Reprodução do cação-bagre
O cação-bagre possui os períodos de gestação mais longos de qualquer organismo, que pode durar de 18 a 24 meses. a época de desova ocorre durante os meses mais frios do inverno.
Além disso, as fêmeas podem colocar de 2 a 12 ovos, e se desenvolvem de forma ovovivípara e os filhotes nascem como filhotes vivos, com cerca de 5 a 6 em cada ninhada de filhotes, dependendo principalmente da tamanho da fêmea.
A reprodução do cação-bagre ocorre no inverno em águas costeiras, enquanto os filhotes normalmente nascem em águas costeiras mais quentes e profundas, onde é mais difícil para humanos e predadores alcançá-los.
Habitat
O cação-bagre habita em águas temperadas a mares tropicais, em profundidades de 73 a 600 m, na África do Sul registros marcam a presença dessa espécie em baías e fozes de rios.
Comportamento
O cação-bagre é conhecido por caçar em bandos que podem chegar aos milhares, eles são caçadores agressivos e têm uma dieta considerável que pode variar de lulas, peixes, caranguejos, águas-vivas, pepinos do mar, camarões e outros invertebrados.
Fotos do cação-bagre
Onde encontrar o cação-bagre
O cação-bagre é encontrado no litoral norte do Rio Grande do Sul, sua distribuição termina próximo à região do município de Cidreira, também é encontrado no Atlântico Ocidental: Carolina do Norte, Flórida e o norte do Golfo do México.