Raia-prego ( Bathytoshia centroura ) é especie de peixe marinho da família dos Dasyatidae que pertence ao gênero Bathytoshia.
Esta espécie que vive no fundo normalmente habita áreas arenosas ou lamacentas com manchas de cobertura de invertebrados , a uma profundidade de 15 a 50 m.
É sazonalmente migratório , hibernando em águas offshore e movendo-se para habitats costeiros no verão. A maior arraia rabo-de-chicote do Atlântico, a arraia roughtail cresce até 2,6 m de diâmetro e 360 kg de peso.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
Características da raia-prego
Raia-prego tem um disco peitoral em forma de diamante que é 1,2 a 1,3 vezes mais largo do que longo, com linhas laterais bastante retas que se afunilam relativamente acentuadamente para a direita e para a esquerda.
Atinge uma largura máxima de disco de 2,6 metros e um comprimento de até 4 metros, com peso máximo de 300 kg, sendo as fêmeas maiores que os machos.
A parte superior é marrom escuro a marrom oliva, a parte inferior é esbranquiçada.
Habitat da raia-prego
Nas Bahamas, as arraias espinhosas do norte são encontradas em profundidades de até 274 m, e no Mar Mediterrâneo elas são encontradas regularmente a mais de 200 m.
No entanto, mais frequentemente essas encostas são mantidas a uma profundidade de 15-50 m. Estes peixes de fundo habitam uma variedade de biótopos , incluindo áreas abertas com fundos arenosos, lamacentos ou densamente descascados.
No Atlântico noroeste, eles estão frequentemente presentes em águas salobras e, ao largo da costa da África Ocidental, eles entram no curso inferior de grandes rios.
Reprodução da raia-prego
Como outras arraias, as arraias espinhosas do norte são peixes ovovivíparos . Os embriões se desenvolvem no útero, alimentando-se de vitelo e histotrófico. Nas mulheres adultas, apenas o ovário esquerdo e o útero esquerdo funcionam.
Na costa leste dos Estados Unidos, as fêmeas dessas raias dão à luz anualmente, o acasalamento ocorre no inverno e no início da primavera. Após 9-11 meses no outono ou início do inverno, nascem 4-6 recém-nascidos com 34-37 cm de comprimento.
Nas águas do norte da África, as fêmeas dão à luz em julho e dezembro, esse fato pode indicar que ou elas, após uma gravidez de 4 meses, dão à luz duas vezes por ano, ou existem dois grupos diferentes de fêmeas que geram filhotes por 10 meses e dar à luz uma vez por ano em meses diferentes.
Nesses locais, o tamanho dos recém-nascidos é menor em comparação com o tamanho dos recém-nascidos da população do Atlântico Norte, a largura do disco é de 8 a 13 cm, provavelmente devido à menor duração da gravidez.
Alimentação da raia-prego
O raia-prego se alimenta de uma variedade de invertebrados bentônicos e peixes ósseos .
Cuidados
Com seu tamanho grande e espinha longa e venenosa , a arraia de cauda áspera pode infligir uma ferida grave e pode ser muito perigosa para os pescadores manusear. No entanto, não é agressivo e geralmente ocorre muito fundo para ser encontrado pelos banhistas.