Tubarão-cobra (Chlamydoselachus anguineus) é uma espécie de tubarão de água salgada da família Chlamydoselachidae, conhecido popularmente de tubarão-enguia.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso tubarão.
Além disso, o tubarão-cobra é uma das espécies de animais marinhos mais antigos encontradas vivas atualmente, pois foi encontrado fósseis deste animal com cerca de 80 milhões de anos.
Características do tubarão-cobra
O tubarão-cobra tem cerca de dois metros de comprimento e habita águas em profundidades que vão desde 600 a 11000 metros.
Esta é uma espécie raríssima que habita as profundezas oceânicas de quase todo o mundo, é considerado um verdadeiro fóssil vivo,
Este tubarão tem o corpo semelhante a de enguias, e possui a cor marrom-escura, corpo longo, que possui barbatanas dorsal , pélvica e anal localizadas em direção à cauda.
Reprodução do tubarão-cobra
Diferente da maioria dos peixes, o tubarão-cobra são ovovivíparos, e a sua fertilização é interna e eles dão à luz filhotes vivos, mas estes não ficam conectados com a mãe por meio de uma placenta durante a gestação.
Além disso, os filhotes se alimentam do saco vitelino de um ovo internalizado e, somente quando são jovens, a fêmea os libera para fora.
No entanto, no período de gestação do tubarão-cobra é anormalmente longo, pois pode levar até 3 anos e meio, o que o torna o ciclo mais longo de todos os vertebrados conhecidos.
Alimentação
O tubarão-cobra se alimenta de cefalópodes, lesmas marinhas, tubarões menores, lulas e peixes ósseos.
Habitat
Habita águas em profundidades que vão desde 600 a 11000 metros.
Curiosidades
Um ponto curioso sobre o tubarão-cobra é que ele uma das criaturas mais antigas já encontradas vivas na atualidade e foi encontrado fóssil com cerca de 80 milhões de anos.
Onde encontrar o tubarão-cobra
O tubarão-cobra possui duas espécies que distribuem-se por regiões dos oceanos Atlântico e Pacífico, geralmente nas águas da plataforma continental externa e do talude continental superior, onde os tubarões costumam viver próximos ao fundo oceânico.