O peixe borboleta-falsa ( Gasteropelecus sternicla ) é uma espécie de água doce que pertence a família Gasteropelecidae, conhecido como peixes borboleta, borboleta de rio, borboleta brateada e peixe voador.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nossos leitores algumas característica deste maravilhoso peixe.
O peixe borboleta-falsa é Originário da América do Sul, na Amazônia peruana e média, nas Guianas e na Venezuela, cresce até cerca de 2,5 polegadas (6,5 cm).
Além disso, este peixe costuma pular para fora da água quando alarmado, impulsionado por suas grandes barbatanas peitorais em forma de asa, eles também saltam para pegar pequenos insetos aéreos.
Características do peixe borboleta-falso
O peixe borboleta-falsa apresenta um corpo semelhante a borboleta, a espécie possui nadadeiras peitorais bastante musculosas podendo saltar em busca de insetos que sobrevoam a superfície da água.
Alimentação
O peixe borboleta-falsa é um peixe Onívoro e essencialmente insetívoro, em seu ambiente natural alimenta-se principalmente insetos como artrópodes, formigas, vespas, abelhas, coleoptera (besouros), dipteros (moscas e afins), entre outros.
Habitat
Esta espécie habita em águas de fluxo lento com grande abundância de vegetação de superfície.
Onde encontrar o peixe borboleta-falsa
O peixe borboleta-falsa pode ser encontrado na América do Sul; ocorrente na Amazônia peruana, médio do Amazonas, Guianas e Venezuela. Coletado também na Bacia do Paraguai, também encontrado no Brasil, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Criação do peixe borboleta-falsa em aquário
Tamanho do aquário
O peixe borboleta-falsa deve ser criado em aquário com dimensões mínimas de 60 cm X 30 cm X 30 cm (54 litros) requerido.
Além disso, o aquário deverá possuir preferencialmente plantas flutuantes ou altas e fluxo de água moderado, deve-se usar tampas no aquário para evitar fugas, pois esta espécie é um exímio saltador e qualquer brecha não exitará em pular para fora do aquário.
Parâmetros da água
• Água doce;
• Temperatura: 23°C – 30°C;
• pH: 5.5 – 7.0;
• Dureza: 1 – 15;
Alimentação
Em cativeiro o peixe borboleta-falsa aceitará alimentos secos e vivos prontamente.
Comportamento
Esta espécie de peixe é bastante pacífica e tímida, ideal para aquário comunitário, o peixe permanece a maior parte do tempo imóvel na superfície da água.
Além disso, trata-se de uma espécie gregária ficando mais ativo e confortável se mantido em pelo menos 8 espécimes ou mais.
Reprodução em aquário
Ovíparo. a fêmea sdeposita seus ovos em raízes de plantas flutuantes para protegê-los de predadores, e os alevinos eclodem cerca de 30h e nadam livremente em até 5 dias, e pais não cuidam da prole.