5 Tipos de golfinhos que vivem em água doce
Conheça quais são as espécies de golfinhos que vivem em água doce e veja quais deles estão correndo risco de extinção, devido às represas que são criadas ao longo dos rios.
Hoje no blog do pescador vamos trazer aos nosso leitores alguns tipos de golfinhos que vivem em água doce.
Além disso, existem hoje cerca de mil exemplares ou menos dessas espécies em perigo, e quando pensamos em um golfinho, podemos imaginar um belo animal entre as ondas do mar.
Entretanto, existem também golfinhos que vivem em água doce, eles são semelhantes aos golfinhos que vivem no mar em termos de aparência e tamanho, mas diferem em termos de cor (mais rosa ou marrom) e do habitat que escolhem para viver.
Tipos de golfinhos que vivem em água doce
Boto-cor-de-rosa
O boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis) é uma espécie de golfinho famoso por ser rosa ele é conhecido também como golfinho-da-amazônia.
Este golfinho, que vive na Amazônia é o maior de toda a sua família de água doce, boto-cor-de-rosa pode medir mais de dois metros de comprimento e pesar cerca de 185 quilos.
Além disso, os machos são até duas vezes maiores que as fêmeas, podendo se mover pelas florestas alagadas sem problemas, graças a suas barbatanas peitorais bem preparadas e, também, graças às suas barbatanas dorsais.
O boto-cor-de-rosa é uma espécie que se alimenta de peixes, incluindo piranhas e corvinas, bem como de caranguejos e tartarugas.
Golfinho do rio Araguaia
O Golfinho do rio Araguaia ( Inia araguaiaensis) representa a primeira descoberta de um golfinho de água doce em quase 100 anos.
É outra das espécies de golfinhos que vivem em água doce na América do Sul, especificamente na bacia dos rios Araguaia e Tocantins.
Em 2012, após vários estudos e comparações da morfologia do crânio, foi separado do boto-cor-de-rosa o boto do Araguaia tem uma cabeça maior e menos dentes que seu parente amazônico.
Ainda não temos muitas informações sobre o golfinho do rio Araguaia, seu população estimada em cerca de mil exemplares. Portanto, foi declarado em perigo e a principal ameaça é a construção de barragens ao longo do rio onde vive.
Golfinho do rio Ganges
O golfinho-do-ganges ou shushuk (Platanista gangetica) é um golfinho que vive em água doce do rios Ganges e Brahmaputra, bem como em seus afluentes.
Além disso, o seu habitat compreende três países que são Índia, Nepal e Bangladesh.
O golfinho-do-ganges tem um focinho longo e pontudo (como os outros golfinhos de rio), uma particularidade é que seus dentes permanecem visíveis mesmo quando está com a boca fechada.
Com relação a sua cor é marrom, para poder se misturar às águas do rio, e uma das características mais importantes desse golfinho é que ele é cego, pois carece do cristalino dos olhos.
Golfinho do Rio Del Plata
O golfinho de La Plata (Pontoporia blainvillei) é conhecido como ‘la franciscana’ e habita o estuário do Rio da Prata e as costas do Oceano Atlântico, na América do Sul.
É outro dos pequenos golfinhos que vivem em água doce e não ultrapassa 1,6 metros de comprimento, no caso dos machos, e 1,8 metros no caso das fêmeas.
Além disso, o seu corpo é marrom acinzentado (como as águas) e a barriga é mais clara, vale citar que o golfinho do rio Del Plata vive cerca de 20 anos.
Esta é uma espécie que se alimenta de peixes, camarões, polvos e lulas.
Boto cinza
O boto-cinza (Sotalia guianensis) é uma espécie de golfinho que vive em água doce ele atingir os 2 metros, sendo que os indivíduos podem viver até aos 30 anos, é uma das menores espécies de cetáceos
O boto-cinza apresenta coloração dorsal acinzentada, que pode variar do cinza-claro ao cinza-escuro, com duas faixas de coloração mais claras na lateral.
Esta é uma espécie que que realiza poucos saltos e não tem o hábito de nadar próximo à proa dos barcos, como outras espécies de golfinhos.